Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Que asa segurar para arremessar?

Olá, pessoal!

Muita gente se pergunta se faz diferença qual asa seguramos pra arremessar. A resposta pra essa pergunta é a mesma que pra quase tudo no mundo do bumerangue: depende.

Se você leu o post sobre centro de gravidade (e se não leu, leia), deve lembrar que quanto maior for a distância entre uma força aplicada e o CG, maior será o efeito dela. Aqui isso também é válido. Quanto maior a distância entre o lugar que você segura o bumerangue e o CG, mais impulso e mais giro (spin) você conseguirá colocar.

Em modelos de três ou mais asas, sendo todas as asas iguais em formato e em peso (ou seja, sem que só algumas asas sejam furadas ou chumbadas), o CG estará no centro geográfico do bumerangue, então não importa a asa que você segurar. Mas nos modelos em que as asas não são iguais e em todos os modelos de duas asas o CG não corresponde ao centro geográfico. Isso leva a duas situações distintas.

Na primeira, imagine um bumerangue de três ou mais asas em que uma das asas é mais comprida que as outras. Se você segurar na ponta desta asa, que será o ponto mais longe do CG, o efeito de alavanca será maior e você conseguirá colocar no bumerangue mais impulso e giro, como dito acima. Caso você segure em outra asa, mais próxima do CG, o efeito será menor.

Na segunda situação imagine um modelo de duas asas, sendo que ambas têm o mesmo comprimento e o mesmo peso. Como o CG está no espaço entre as asas, a posição dele em relação a sua mão mudará de acordo com a asa que você segura. Mais importante ainda: a direção do movimento do CG vai ser diferente no momento em que você soltar o bumerangue. Vamos aos dois casos:


     1 - Se você segurar pela asa 1, o CG vai estar sobre sua mão no momento que você soltar o bumerangue, além de se mover para a frente, horizontalmente. Dessa forma, o bumerangue sairá com mais giro, pois a direção em que o CG se movimenta nesse instante é a mesma que o bumerangue como todo, sendo que as duas velocidades vão se somar completamente.



O CG se movimenta para a frente, na mesma direção
que o bumerangue como um todo.


     2 - Se você segurar pela asa 2, o CG vai estar atrás de sua mão no momento que você soltar o bumerangue, além de se mover para frente e para cima. Dessa forma, o bumerangue sairá com menos giro, pois a direção em que o CG se movimenta nesse instante é diferente do bumerangue como todo, sendo que as duas velocidades vão se somar apenas parcialmente.


O CG se movimenta para frente e pra cima, enquanto
o bumerangue como um todo vai para a frente.

E que efeitos isso terá no voo do bumerangue? A depender do modelo, impulso e giro de mais podem causar perda de estabilidade e de precisão, então pode ser vantajoso arremessá-los por uma das asas mais curtas ou pela asa 2. O estilo de cada pessoa também influencia. Quem não consegue reduzir a força do arremesso pode escolher uma asa que faça um contraponto à força extra. Cabe a  quem está arremessando saber reconhecer as particularidades do modelo e do próprio estilo pessoal pra determinar a escolha da asa.  Em muitos casos, regular o bumerangue pode ser a melhor opção, mas sempre é bom ter um amplo repertório de técnicas disponíveis para selecionarmos as que mais se adequam a cada situação.


Até a próxima!
Ítalo Carvalho.

Créditos das imagens: todas as fotos por Ítalo Carvalho. Modelo utilizado: Tradicional Bahadara (shape por Magrão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.