Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mais bumerangues de pote de sorvete

Olá, bumeranguers!

Se você já sabe como fazer um bumerangue de pote de sorvete, aqui vão mais algumas plantas para você variar sua coleção (clique nas imagens para ampliar). Todos têm alcance máximo de 5 metros e foram baseados em outros modelos já existentes com planta disponível na internet. Se você for canhoto, lembre-se de inverter as plantas antes de imprimir.


Loch-Baby: Esse modelo é pra quem já tem alguma experiência. Deve ser arremessado com mais giro e pouca força. Tende a subir, então regule as asas empenando para baixo. Os mais experientes podem reduzir a planta para 90% do tamanho original para um melhor desempenho, mas será necessário colocar ainda mais giro.



Asteque: Também pra quem já tem alguma experiência, deve ser arremessado com mais giro e pouca força. Tende a subir um, então regule as asas empenando para baixo.



Bolide: Pode ser arremessado por iniciantes. Tende a descer, então regule empenando as asas para cima.



Zimmer: Modelo de 4 asas para quem já tem bastante experiência. Por ser menor, exige muito giro e um pouco mais de força no arremesso. Baseado em um modelo do Stanislaus Plewinsky




Pra finalizar, o Flávio Moraes mostra o voo desses quatro modelos:




Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho

42 comentários:

  1. qual programa devo usar para imprimir que preserve o tamanho da imagem?

    Obrigado,ótimo blog.



    Leonardo de Jaú-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo, obrigado pelo elogio. Você pode usar o Paint mesmo, basta configurar pra imprimir em 100% do tamanho.

      Excluir
    2. olha o lançador de booms mais premiado de jaú,salve salve léo.

      Excluir
    3. Italo eu ja tentei imprimir pelo paint colocando para imprimir tamanho 100% mas mesmo assim ele imprimi em um tamanho menor oque eu faço???

      Excluir
    4. Tente redimensionar a imagem pra compensar a redução. Ou então dê um zoom nela e meça a escala com uma régua no monitor. Quando estiver no tamanho certo, decalque na tela mesmo.

      Excluir
  2. Olá Ítalo,sei que essa pergunta não tem muito a ver com esse tópico,mas preciso de sua ajuda.
    Comprei um bumerangue TRIFLY da bahadara,não sei qual é o material dele,mas na caixa dele diz que chega até 25m.
    O problema é que ele é de ambidestro tenho que regulá-lo para DESTRO,mas quando eu faço o movimento de acelerar a moto(com a pintura para cima eu torço para sentido anti-horário)o material torce,mas rapidamente volta ao normal,ai quando eu o arremesso ele não completa a volta,eu lanço com 45º ao vento,com 10º de inclinação,fazendo efeito chicote com o pulso,acontece que o bumerangue vai fazendo o percurso na vertical,mas na hora que chega na metade do percurso ele já vira na horizontal e volta flutuando em uma trajetória meia aleatória.

    Deve ser a regulagem que estou fazendo errado?

    Obrigado,ótimo blog,Carlos de Manaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos,

      Os Triflys mais novos geralmente não apresentam o problema de desregular, basta torcer uma vez mesmo que ele já voa direitinho. Caso ele não esteja segurando a regulagem, vá torcendo até que ele não a perca mais (os mais antigos eram assim).

      Quanto ao arremesso que você descreveu, o vento pro Trifly é algo um pouco mais forte que uma brisa. Mas fraco e ele não volta, mais forte e ele passo por cima de você. Varie também a força do arremesso, o ângulo do vento e a inclinação, até acertar um arremesso perfeito. Veja no índice (link no topo da página) a seção sobre erros mais comuns pra ter uma ideia de como as coisas podem variar.

      Boa sorte.

      Excluir
  3. Qual, mais ou menos, o alcance de cada um desses bumerangues?
    By: Ernann - Maceió-AL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emann, todos eles têm um alcance de mais ou menos 4 metros (Testo todos na sala aqui de casa, que tem uma largura de 4,5 m). A depender de como você regule ou de variações no peso do material usado, eles podem ganhar ou perder um meio metro.

      Alagoas... acho que nunca ouvi falar de ninguém arremessando por aí... na verdade, nunca ouvi de ninguém arremessando em nenhum outro estado do nordeste, pelo menos não de alguém que frequenta as comunidades e vai em campeonatos. Você costuma ir arremessar regularmente com alguma turma por aí?

      Excluir
  4. BLOG PERFEITO! Quem quiser se divertir e sair de frente da tv e não gastar dinheiro algum, está aqui a melhor opção!
    Obrigado Ítalo! Parabéns!

    que vc ganhe dinheiro com toda sua capacidade.

    ResponderExcluir
  5. Oi , cara , gostaria de saber se você concegue desenvolver um bumerangue de apenas 2 asas com esse mesmo material ?
    se você conceguir avise ok ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei fazer em papel cartão (tem uma planta no Kutek), mas não ficou bom. Depois disso simplesmente nunca mais tentei fazer um mini de duas asas, os de três já funcionam bem. Acho que o pote de sorvete não serve pra modelos de duas asas, ele é muito mole pra isso. As asas ficariam muito compridas e envergariam. Mas você pode tentar fazer também, eu sempre estimulo o pessoal a experimentar e compartilhar os resultados.

      Excluir
  6. muito legal vou fazer omeu

    ResponderExcluir
  7. eu nãos sei como que imprime do tamanho real alguem me fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salva as imagens no computador, abre com o Paint, vai em Imprimir, Configurar página e escolhe "Ajustar para 100%" do tamanho normal.

      Excluir
  8. é possivel fazer um bumerangue em forma de uma estrela ninja

    ResponderExcluir
  9. oi italo voce podia ensinar a fazer um bumerangue que voe muito longe sem materiais dificeis por favor ? obrigado
    victor.PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitor,

      Os bumerangues que voam muito longe são os de LD (longa distância) e só são recomendados pra quem já tem bastante experiência. Se você quer um pra arremessar ao ar livre, comece pelos que vão a 20 metros. Na seção "Fazendo bumerangues" do blog tem links pra sites onde você encontra plantas e as descrições dos materiais que pode ser usados. O mais fácil de achar é o compensado comum, que não é muito resistente, mas já dá pra brincar bastante (desde que você não dê muita pancada nele).

      Excluir
  10. Qual o modelo dos apresentados que tem maior alcance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que os dois primeiros, mas não é muita coisa mais que os outros.

      Excluir
  11. Ítalo eu fiz um modelo Zimmer e um Loch-baby que não funcionaram como eu queria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funcionaram como você queria ou não funcionaram de jeito nenhum?

      Excluir
    2. não funcionaram de jeito nenhum

      Excluir
    3. Reveja as instruções no post original sobre bumers de pote sorvete, incluindo as de arremesso. O link está na primeira frase desse post aqui.

      Excluir
  12. Como que regula um bumerangue ambidestro para perto ou longe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, do mesmo jeito que regula um bumerangue pra canhoto ou pra destro: torce a asa pra dentro usando a mão que você usa pra arremessar que o bumer vai mais perto. Torce pra fora que ele vai mais longe. Ou então usa pesos. Confira os posts na seção sobre regulagem para mais detalhes.

      Excluir
    2. Mas se eu torcê-lo pra frente ele não será para canhoto ? E eu sou de PE

      Excluir
    3. Verdade, falha minha. Pra ele ir mais longe, você torce pra dentro, mas torce pouco. Quanto mais você torcer, mais perto ele vai voar.

      Excluir
  13. mande outros tipos de bumerangues para nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for de pote de sorvete, tenho mais duas plantas pra editar e mandar. Se for de outros materiais, veja no Índice a postagem sobre onde conseguir plantas.

      Excluir
  14. Italo prenta fazer bumerangue de cartão de credito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Já pensei em fazer um, mas não tenho cartões o suficiente (um pra cada asa). Tenho a impressão de que o material é pesado de mais, pra dar certo cada asa precisaria ser maior que o tamanho do cartão.

      Excluir
  15. pode fazer de outro material sem ser de pote de sorvete??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essas plantas, só se você usar PVC 0,75 mm. Pra outros materiais, você teria que usar outras plantas. Veja no índice os posts sobre onde conseguir e como interpretar as plantas e outros sobre os tipos de materiais usados.

      Excluir
  16. vc tem o moude para canhoto italo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse no começo do post, basta inverter as plantas acima. Dá pra fazer isso até no Paint.

      Excluir
  17. eu sou novo e quero lançar de uma maneira que ela vai longe, como faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a forma de arremessar que faz o bumer ir longe, e sim as características do modelo. Esses aqui não vão mais do que 3-4 m.
      Mas veja se você dobrou o vinco de mais. Abre ele um pouquinho e testa se a distância do voo aumentou.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.