Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dicas para competições 01: Dicas gerais

Olá, pessoas!


Muitas pessoas praticam o bumerangue apenas por diversão, mas algumas vão além e resolvem também competir (O que não deixa de ser divertido!). Aqui vão algumas dicas para quem quer ingressar em competições. Ninguém é obrigado a seguir todas à risca, mas elas podem fazer bastante diferença no desempenho de quem quiser realizar toda sua capacidade atlética. Inicialmente trago algumas dicas gerais. Em outros post falo sobre Trick Catch e Precisão e sobre Fast Catch, Enduro, MTA e Australian Round. Vamos a elas:



01. Condicionamento físico é importante. Não é exatamente ter músculos fortes, pois arremessar bumerangues é principalmente uma atividade aeróbica, então estar com o fôlego em dia ajudará bastante. 


02. Cada pessoa tem um estilo próprio de arremessar. Procure descobrir quais os seus pontos fortes e fracos e tente se aprimorar. Você pode descobrir mais sobre seu estilo e no que está errando filmando seus arremessos de diversos ângulos e analisando as imagens.

03. Se você achar um bumerangue que se adapta ao seu estilo de arremessar, não hesite em comprá-lo. Ele será insubstituível.

04. Copie modelos de outras pessoas e os modifique, melhorando e adaptando ao seu estilo de arremesso.

05. Aproveite bastante os modelos feitos especialmente para modificação, como o Trifly, o Infinity, o Touareg, o Agile e o Renner.


06. Desenha as plantas de seus bumerangues. Se eles se quebrarem, você pode fazer outros se baseando no pedaços. Mas se eles se perderem e você não tiver uma cópia, você pode deixar de ter uma peça importante de sua coleção.

07. Aprenda a observar e avaliar corretamente as condições de tempo.

08. Faça uma tabela listando os modelos que você possui, para que provas cada um serve, para que condições de vento e que regulagens podem ser feitas. Isso ajuda a descobrir para o que você está bem equipado e o que você precisa conseguir para completar seu kit. Procure ter ao menos três modelos para cada prova, um para cada intensidade de vento.

09. Conheça bem seus bumerangues. Aprenda como se comportam em todas as situações e como regulá-los. Nas competições brasileiras, é comum que um atleta empreste seus bumerangues para outros, quando necessário. Mas é impossível conhecer as particularidades de cada modelo no primeiro contato com ele, então você pode perder uma vantagem importante assim (claro que ainda será melhor do que não fazer a prova por falta de equipamento).

10. Pratique no vento mais forte que puder. Assim você estará mais bem preparado até mesmo para as condições mais amenas.

11. Pratique todas as provas. É comum que bons atletas se saiam mal em alguma prova, e as pessoas sempre têm suas preferidas. Mas isso não quer dizer que as outras devam ser negligenciadas, se você espera conseguir boas colocações.

12. Sempre se certifique de que todos os seus bumerangues atingem as distâncias mínimas exigidas antes de usá-los em competições. É comum que atletas inexperientes pensem que seus bumerangues estão alcançando distâncias maiores do que realmente alcançam. Para medir essa distância, peça a um amigo que fique em sua frente quando você arremessar e que se posicione logo abaixo do ponto mais distante que o bumerangue alcançar. Depois meça a distância entre você e seu amigo.

13. Mantenha seus bumerangues regulados e prontos para as provas com antecedência. O tempo de aquecimento não deve ser usado para regulagens, a não ser pequenos ajustes.

14. O que você deve ter em sua mala:
  • Cronômetro com contador de voltas;
  • Biruta;
  • Sacola plástica de lixo, para colocar os bumerangues dentro em caso de chuva;
  • Chapéu, óculos de sol, protetor solar e labial;
  • Munhequeiras para evitar que o suor escorra dos braços para as mãos;
  • Toalha para secar as mãos;
  • Talco, para controlar a umidade das mãos;
  • Chuteira com trava;
  • Elásticos, fita de chumbo, moedas e pesos, papel, caneta, tesoura, fita adesiva, faca;
  • Luva para Fast Catch, sempre para a mão oposta à que você usa para arremessar;




Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho.




Referências utilizadas:
Vídeo do 1º Campo de Treino com Gregg Snouffer e Mark Legg (recomendo que assistam)
Ricardo Marx e Fracaboom, via Twitter

Um comentário:

  1. Está ótimo, Ítalo!
    Quanto a chuteira com travas, assim como o Edim, eu também prefiro chuteiras "society" ou tenis para trilhas. As travas cravam fundo na grama e podem nos machucar.

    Outra dica que eu acho legal é não se basear na direção exata que os outros estão lançando, pois é comum que cada um use um bumeranuge diferente, e por isso o ângulo de arremesso também pode mudar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.