Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Receba links sobre bumerangue no seu e-mail!

Olá, pessoas!

A maioria das notícias sobre bumerangues é divulgada nas listas de discussão, comunidades e sites dos fabricantes, clubes e instituições. Mas às vezes algumas coisas escapam a essa divulgação, mas não ao Google (que alguns chamam de óraculo, ou até deus, do mundo moderno). Por isso vou ensinar como usar o Google para receber um e-mail toda vez que a palavra "bumerangue" for usada na internet.

Na verdade, usaremos o Google Alertas, que pode ser acessado pelo link:

http://www.google.com.br/alerts

Basta colocar "bumerangue" no campo "Termos de pesquisa" e configurar coisas como o tipo de conteúdo que te interessa (eu recomendo deixar "Tudo" selecionado), a frequência com que o alerta será enviado ("Uma vez por dia" evita encher sua caixa de entrada), e o volume ("Somente os melhores resultados" evita que um monte de porcaria seja incluído). Depois entre com o endereço de e-mail para onde os alertas serão enviados (não precisa ser do próprio Google) e pronto!

Repare que o alerta só incluirá resultados encontrados a partir do momento em que você o configurou, mas não incluirá páginas que já tinham a palavra "bumerangue" antes, a não ser que elas sejam atualizadas (modificadas). Notem também que muitos dos resultados não terão nada a ver com bumerangues em si. Por exemplo: é comum o uso da expressão "efeito bumerangue" pra dizer que tudo que uma pessoa faz volta para ela própria, e mesmo nesse caso a página será incluída no alerta. Para excluir esses resultado, em "Termos de pesquisa" coloque a palavra precedida de um "-" (hífen, fazendo papel de um sinal de menos). No meu alerta, eu coloque as seguintes palavras: -amor, -bumerangue.tublr, -dona e -ddtank, por serem elas as que mais "poluíam" os resultados. 

Vocês podem configurar alertas com outras palavras que não "bumerangue", como o nome das lojas, fabricantes e atletas do esporte, dependendo do que você quer ficar sabendo. E é claro que o serviço pode ser usado para coisas que não têm nada a ver com bumerangues também.


Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.