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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Modificando o Trifly

Olá, pessoal!

A história do bumerangue moderno teve vários momentos de pequenas revoluções e um deles foi a criação do modelo Trifly, pelo norte-americano Eric Darnell. O trunfo do Trifly é que, além de ser ambidestro, ele serve de plataforma para criar vários outros modelos, bastando alterando o outline e o shape. A depender do material, podem ser feitos modelos só para diversão ou para competição (Fast Catch, Trick Catch, Precisão e Enduro). A única limitação do Trifly é que ele não serve como base para modelos de MTA, Longa Distância e Australian Round.

Existem várias plantas de possíveis modificações por aí, mas poucas trazem maiores informações. Abaixo seguem oito delas com alguns detalhes. As modificações de 1 a 6 não exigem shape, basta cortar as três asas para que fiquem iguais às áreas em cinza da figura. Um detalhe: os modelos para Fast Catch e Enduro não serão dos mais rápidos (em comparação com os modelos mais recentes, já que esses foram criados há muitos anos), então não são bons para usar em campeonatos. Mas eles podem ser muito úteis para quem está começando a praticar essas modalidades par se acostumar com os tipos de arremesso e voo.


  1. Tem um voo circular que desacelera no final, mas ainda com bastante giro, terminando com um planeio a um pequena altura. Bom para treinar Fast Catch.
  2. Chamado de Enduro, esse modelo é bastante estável e com uma trajetória bem previsível, desacelerando continuamente. Pelo nome, já dá pra perceber que é um modelo para treino de Enduro.
  3. O modelo mais rápido dentre os descritos aqui, e também mais violento. Pode ser usado na segunda rodada de Fast Catch para conseguir menor tempo.
  4. Tem uma queda rápida no final, servido para a prova de Precisão.
  5. Muito estável e com bastante perda de giro no fim no voo, servindo para a prova de Fast Catch em ventos fortes.
  6. Inicialmente foi projetado para ser usado como inside na modalidade Doubler da prova de Trick Catch (o outside seria um Trifly sem modificações). Porém, foi utilizado por Gregory Bisiaux para determinar o então recorde mundial de Fast Catch (15.03 s). Não se sabe que modificações foram feitas no shape, mas o material era PP.
  7. Semelhante ao Enduro, mas com a asa mais estreita. Deve-se fazer uma borda de fuga, para deixá-lo mais rápido. Feito em em ABS, para a modalidade de Fast Catch.
  8. Chamado de Soft Toss, é um modelo bem fácil de ser lançado, devendo ser feita uma borda de fuga. Bom para Pegadas Consecutivas.

    Para marcar onde cortar no Trifly, vocês podem ampliar e imprimir a imagem (para o Trifly nacional a imagem deve ser ampliada para 162%):


    Depois recortar a planta desejada (neste caso, eu utilizei a nº 1), posicionar sobre a asa do Trifly e marcar as linhas de corte:

     

    Notem que o Trifly que usei já vem pintado (foto da esquerda), então, para as linhas ficarem mais visíveis, preferi marcá-las na parte de baixo do bumerangue. Para isso, eu inverti a planta (foto da direita). Vejam abaixo como ficou a asa marcada:


    E, por fim, o bumerangue pronto:


    É importante mencionar que, além do formato, o material do bumerangue também influencia. O de PP podem ser usados para Trick Catch e Precisão. Já para Fast Catch as melhores opções são o ABS (ventos fracos) e nylon (ventos mais fortes). Aqui no Brasil só temos os de PP e de ABS, vendidos pela Bahadara. Quem quiser de nylon, só mesmo importando (Flight Toys). E, para quem já ouviu falar sobre isso, leiam sobre as diferenças entre o Trifly nacional e o importado.

    Nos vídeos abaixo, o Ricardo Marx mostra como fazer um modelo para Fast Catch (não é um dos descritos acima) a partir de um Trifly de nylon e dá algumas outras dicas:


    Parte 1

    Parte 2


    Há outras plantas no site BUME.com.br, e, para quem gostar mesmo de modificar bumerangues, os modelos Renner (importado) e Infinity (Bahadara) oferecem outras possibilidades (inclusive para Australian Round). As plantas que estão aqui são apenas algo por onde começar, vocês podem ir muito além disso.

    Ah, e também é bom dizer que quando se altera o Trifly, o novo modelo não será ambidestro. Então, se você for canhoto, lembre-se de inverter as plantas (já que a maioria delas é para destro), inclusive as que mostrei aqui.


    Bons retornos a todos.
    Ítalo Carvalho

    Referências utilizadas:
    As plantas e as descrições foram traduzidas e adaptadas do site do Kutek

    16 comentários:

    1. Parabéns Ítalo.
      Muito bom artigo e tradução.
      Faz jus ao título de melhor blog de 2010 !

      att.
      MAOMBA ~>

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    2. Valeu, Tales! Mas pra ser o melhor ainda falta muito, um dia eu chego lá ;-)

      Abração.

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    3. Para se reajustar as plantas qual program pode usado o paint serve!?

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      1. Servir, serve, mas o Paint não tem ferramenta de medida, então você teria que acertar o tamanho por tentativa e erro.

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    4. Boa noite, vc disse que para as plantas da 1 a 6 não precisa de shape ,certo?Mas, não precisa nem de arredondar a borda de ataque e de fuga?[TIPO OS AMBIDESTROS]
      É que eu não tenho tanta experiencia para fazer shapes, meu pai tem uma serra tico-tico e dá para cortar, e para arredondar [se for mesmo preciso]eu usaria uma lima e uma lixa .Se vc não arredondar as bordas, o bumerangue perderia giro e não tivesse um desempenho bom?
      Obrigado.

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    5. Olá,

      Não precisa nem arredondar, eles funcionam do jeitinho que estiver quando você cortar, no máximo dê uma lixada para tirar as marcas dos dentes da serra e pronto. Bordas arredondadas ajudamo bumer a ir mais rápido e a manter mais giro, mas não são completamente indispensáveis.

      De todo jeito, nada impede você de dar uma leve arredondada, se achar que vai ficar melhor, mas teste sem arredondar antes.

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    6. Os Bumerangues tri fly tem a parte de baixo concava , qual a diferenca se for feito sendo reto , os bumes ficariam mais rapidos ou nao!?
      Grato

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      1. Olá,

        O fundo côncavo faz o bumerangue ter mais sustentação, mas também gera muito arrasto. Arrasto faz o bumerangue voar mais devagar.

        Mas não é apenas o côncavo que vai determinar a velocidade dele, as bordas de fuga e de ataque também vão influenciar bastante. Pra você ter uma ideia, o recorde de velocidade brasileiro foi batido com um Trifly nacional modificado para Fast Catch. O arrasto do côncavo foi compensado pelas outras características do shape.

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    7. Gostaria de um bume pra fast , que voe abaixo de 20 seg. voce tem isso nessas plantas?

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      1. Olá,

        Você pode ver várias plantas para fast no site do Kutek's, veja o link no posto "Onde conseguir plantas" (procure no índice, no topo da página, é bem mais fácil assim). Quanto a ser sub-20, muitas plantas não trazem os tempos que se consegue com os bumerangues (infelizmente), então você vai ter que dar uma boa pesquisada. Além disso, conseguir um tempo abaixo dos 20s exigem muito treino, não é só questão de bumerangue. Boa sorte.

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    8. Ola Italo, vi n video do Adam rulhf ,aonde ele bate recorde de fast "14.99" segs . que ele tava jogando com um trifly modificado e o proprio Eric Darnel foi mostrar isso... voce teria ideia qual modelo ele esta usando nesse bume? ( planta )

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      1. Rapaz, se perdeu nas areias do tempo, hehehehehe. Provavelmente foi algum modelo criado por ele próprio, nunca encontrei registro dele. A maioria das pessoas não faz a planta dos próprios modelos e acho que menos gente ainda faz a planta de modificações no Trifly. Talvez se você perguntar na BTalk (lista de discussões internacionais, veja o link na lateral do blog) alguém te dê alguma informação.

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    9. Olá gostei muito do que vi, vc tem essa planta, desse bumerangue do seu video, para disponibilizar?

      woliveira77@hotmail.com

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      1. Cara, esse no vídeo não sou eu, é o Ricardo Marx. Não tenho a planta do bumer, mas no site do Kutek (veja o post sobre onde conseguir plantas) você acha outras de modificações de Trifly pra FC.

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    10. Gostei muito dos videos!!! Parabens!

      O fast catch de Adam Ruhf chama o "stubby" se eu não for enganado. A planta no kutek é "mhr73_2". O modelo é identico que o "wicked" de Mark Legg (so shape dele é diferente).

      11% não é a porcentagem do nylon mas a porcentagem de fibra de vidro dentro do nylon. Rica deve saber disso e falou errado ;-).

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