Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 1 de maio de 2010

Ferramentas utilizadas

Olá, bumeranguers!

A fabricação de bumerangues em larga escala requer um boa estrutura física e diversas ferramentas sofisticadas (e caras, claro). Mas quem fabrica para uso próprio pode fazer isso com algumas poucas ferramentas simples e baratas e alguma imaginação. Aqui vocês vão ver quais são elas e algumas dicas de coisas que podem ser feitas em casa.

A primeira coisa que devemos ter é algum lugar para cortar os bumerangues. Devemos usar alguma coisa que possa sofrer algum dano ocasional, em caso de pequenos acidentes com serra, furadeira ou qualquer outra ferramenta. Mesas velhas são ótimas para isso. Podemos cortar um quadrado no meio e prender a chapa que vai ser cortada nas  bordas do buraco, assim a lâmina da serra fica completamente livre durante o corte (uma dica para cortar o buraco: com uma furadeira, façam em cada canto do quadrado um furo largo o suficiente para a lâmina da serra entrar). Pedaços de madeira que não servem como matéria-prima para bumerangues também podem ser usados da mesma forma, basta colocá-lo entre duas cadeiras ou bancos (deixando todo o espaço abaixo do buraco livre). É importante que essa madeira não seja muito flexível, pois assim ela não cederá ao peso que vocês colocarão sobre a chapa que será cortada. O tamanho do buraco fica a critério de vocês. Creio que 30 x 30 cm já é o suficiente para a cortar a maioria dos bumerangues de três asas sem ter que reposicionar a chapa. Também é legal fazer um buraco circular com uns 5 cm de diâmetro próximo a um canto da mesa ou tábua. Esse buraco menor é bem útil para posicionar o bumerangue na hora de furá-lo.

Para cortar, uma serra tico-tico é altamente recomendada. Usar serra de arco pode demorar bastante, além de ser excessivamente trabalhoso cortar as curvas e exigir uma certa habilidade. Recomendo fortemente modelos com controle de velocidade, pois velocidades menores são necessárias ao cortar alguns materiais plásticos para evitar que eles derretam (vejam o post sobre materiais utilizados mais comuns para saber quais são eles). A tico-tico tem capacidade de cortar a grande maioria dos materiais, dependendo apenas da lâmina que é utilizada (para quem não sabe, as lâminas podem ser facilmente trocadas e geralmente são vendidas em conjuntos com lâminas para vários materiais diferentes). Existem modelos com os mais diversos recursos (alguns até com plataforma para acoplar aspirador de pó), cabendo a vocês escolherem o que melhor atende suas necessidades.

Para furar, só furadeira mesmo. Aqui não é necessário um modelo com controle de velocidade. Mesmo em plásticos que derretem não haverá problema, pois o material derretido é removido do buraco à medida que a broca penetra (mas deve-se tomar cuidado para que ele não chegue ao motor, pois isso pode danificar a furadeira). Além das brocas cilíndricas normais, é bom ter um conjunto de brocas chatas para madeira, caso queiram fazer furos de diâmetro maior que 2 cm (geralmente esses furos ficam no centro do bumerangue). Recomendo que comprem brocas de boa qualidade, pois as de ferro (mais baratas) empenam com facilidade e tornam impossível fazer os furos corretamente. Aqui vai uma dica ao usar brocas chatas: só usem para fazer um furo a partir do zero! Não tentem alargar um furo que já tenha sido feito com outra broca menor, pois a furadeira irá ricochetear (pode quebrar o bumerangue, danificar a furadeira e até machucar vocês!). Prefiram limas ou lixas grossas (vejam abaixo).

Na hora de fazer as bordas de fuga e ataque pode-se usar uma grosa para materiais mais duros. A grosa tira muito material de uma vez só, então exige calma pra quem está começando. Ela deve ser passada em movimentos a favor da orientação de seus dentes, nunca contra. Ou seja, o movimento começa na ponta e termina  no cabo. Tomem bastante cuidado com a grosa, pois ela pode machucar bastante (se ela já tira bastante material do bumerangue, imaginem de seus dedos ou de qualquer parte do corpo que estiver no caminho).

Para ajustes finos ou para materiais menos duros o melhor é usar lima, que retira menos material. Como a lima não possui dentes, pode ser usada em movimentos de vai e vem. É bem útil ter limas de diversos tamanhos. As maiores servem para o trabalho mais pesado, enquanto as menores são boas para ajustes menores e para trabalhar em bumerangues com ângulos muito fechados.

Limas de diversos tamanhos

Limas em detalhe

O acabamento é feito com lixas. Mas se o material não for muito duro (principalmente os plásticos), as lixas sozinhas dão conta do recado na hora de fazer as bordas. As lixas usadas podem ser para massa (materiais menos duros) ou para ferro (materiais mais duros). Se vocês forem fazer as bordas com elas, recomendo o uso de um taco lixador para fixar a lixa, pois deixar a mão em contato direto com a lixa pode ser extremamente desconfortável por causa do calor gerado pelo atrito. Esses tacos são encontrados em lojas de ferramentas, mas vocês podem fazer em casa com qualquer pedaço de madeira ou plástico. Fiz dois com os restos de um compensado comum de 4 mm. Eles têm 10 x 5 cm e as pontas arredondadas para facilitar na hora de lixar bumerangues com ângulos mais fechados. Basta colar o pedaço de lixa com cola branca comum, mas deixem secar muito bem antes de usarem para a lixa não descolar nem se desfazer por causa da umidade (por isso fiz dois: enquanto um seca, uso o outro). Outra dica é colar um pedaço de lixa em qualquer coisa cilíndrica, assim dá pra lixar a parte interna dos furos centrais e em ângulos mais fechados também (às vezes a lima não é grossa o suficiente, então as lixas são melhores).

Tacos de lixar feitos em casa

O uso de tacos de lixar é bom quando se usa lixas mais grossas (quanto menor o número da lixa, mais grossa e mais abrasiva ela é), mas é dispensável para lixas mais finas, usadas para o acabamento. As mais finas eu costumo cortar em pequenos quadrados (5 x 5 cm) para aproveitar melhor. Usar pedaços grandes demais acaba por deixar áreas da lixa sem uso. E aqui vai uma outra dica ao usar lixas grossas: depois de algum tempo o pó se acumula entre os grãos e deixa a lixa menos abrasiva. Remover esse pó com um pincel de no mínimo 1/2 polegada aumenta um pouco a vida útil dela (sei que lixas são bem baratas, mas faço isso para reduzir o número de vezes que tenho que colar pedaços novos no taco).

Outra ferramenta bem útil é o grampo de fixação tipo "C", também conhecido como "sargento". Dois já é um bom número e sabendo colocá-los em posições estratégicas não tem problemas da chapa ou do bumerangue escorregarem durante o trabalho. Há outros tipos de grampo, mas o grampo em "C" tem vantagens porque dá pra regular a força do aperto.

Grampos tipo "C"

Dicas: prefiram grampos totalmente de metal, pois há alguns cobertos com uma cerâmica que quebra e descasca com pequenas quedas e pancadas; Não comprem grampos muito grandes, os de 2 polegadas já são de bom tamanho; Quando forem usá-los, posicionem a alavanca de regulagem para baixo da mesa de trabalho, assim ela não atrapalha o movimento de suas mãos; Quando o material em que estiverem trabalhando for fácil de arranhar, envolvam com uma flanela a parte que ficará em contato com o grampo; Não apertem muito o grampo, pois isso pode marcar  ou causar afundamentos no material que está sendo trabalhado, mesmo com a flanela.

E, depois de tudo isso, as últimas ferramentas que se usa são vassoura e pá pra recolher a sujeira!    ;-)

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
Todas as fotos por Ítalo Carvalho.

2 comentários:

  1. tinha que faze uma inlustraçao passo a passo minimos milimetros ;D

    ResponderExcluir
  2. Vontade não me falta! Mas não tenho tempo nem todas as ferramentas comigo no momento. Pretendo ilustrar futuramente vários posts. E gosto de fazer tudo bem explicado, dá menos margem para dúvidas. Coisa de cientista...

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.