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terça-feira, 20 de abril de 2010

Pesos e flaps

Olá, bumeranguers!

Existem milhares de maneiras de regular um bumerangue para conseguir milhares de efeitos diferentes, por isso saber de alguns truques nunca é demais. Aqui vão algumas dicas de como posicionar pesos e flaps.

PESOS



  • Peso no ponto 1: aumenta a distância e deixa o voo elíptico (em forma de "U");
  • Peso no ponto 2: reduz a distância e deixa o voo mais baixo;
  • Pesos nos pontos 2 e 4: deixa o bumerangue mais resistente ao vento;
  • Peso no ponto 3: reduz a distância
  • Peso no ponto 4: faz o bumerangue cair à frente do lançador (sem chegar a ele) e deixa o voo mais alto;
  • Peso no ponto 5: aumenta a distância e a rotação e faz o bumerangue voar em "S";
  • Pesos nos pontos 1, 3 e 5: aumenta a distância e a rotação e faz o bumerangue cair à frente do lançador.

Colocar um elástico onde é indicado na figura ("Gomas elasticas") reduz o giro e faz com que o bumerangue não caia depois do lançador em ventos mais fortes, além de deixá-lo sem giro na chegada.


FLAPS

Os flaps são pedaços de fita adesiva (ou mesmo esparadrapo) colados sobre as asas para criar turbulências e estabilizar o voo, pois reduzem a eficiência das asas e melhoram a resistência do bumerangue a ventos mais fortes. Podem alterar bastante as características do voo de um bumerangue que o fazem parecer um novo modelo (com a vantagem de serem uma alteração reversível). Geralmente são colocados na parte de cima do bumerangue e foram criados pelo neo-zelandês Earl Tutty.


Modelos com mais de duas asas:
  • Flap no ponto A: reduz o giro e aumenta a distância;
  • Flap no ponto B: reduz o giro e deixa o voo mais baixo;
  • Flap no ponto C: reduz um pouco o giro e aumenta um pouco a distância.
Modelos de duas asas
  • Flap no ponto D: reduz um pouco a rotação e deixa o voo mais baixo;
  • Flap no ponto E (na parte de baixo do bumerangue): reduz um pouco a rotação e deixa o voo mais alto;
  • Flap no ponto F: aumenta a distância;
  • Flap no ponto G: reduz a rotação e aumenta a distância

Com isso vocês já podem encarar condições de tempo adversas, já que boa parte dessas regulagens (as que reduzem o giro) deixam os bumerangues mais resistentes ao vento. Lembro que tudo isso pode ser combinado entre si e com outras formas de regulagens, basta ter criatividade para descobrir o que cada combinação pode fazer.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
O material desse post foi baseado em informações disponíveis no sita da Asociación Española de Bumerán Deportivo

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