Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

domingo, 18 de abril de 2010

Kit de campo

Olá, bumeranguers!

Quem vai para campo arremessar não leva apenas os bumerangues. É comum os praticantes usarem grandes mochilas cheias de bolsos para transportarem diversos acessórios. Alguns itens são bem úteis e até recomendáveis, mas cada um decide o que quer levar. Aqui vai minha sugestão de um kit de campo com algumas coisas básicas e outras nem tanto (visite o post "Regulando o bumerangue" para saber a utilidade de alguns itens)*:



  • Flanela: quando o campo está molhado depois de uma chuva, a flanela serve tanto para enxugar quanto para limpar a terra que fica nas mãos e no bumerangue, em caso de arremessos errados. Também pode ser usada para enxugar o suor em dias ensolarados (é claro que não vai ser a mesma usada para limpar a terra). Pode ser colocada no bolso, mas é mais prático pendurar por uma ponta na cintura da bermuda.
  • Moedas: moedas antigas podem ser fáceis de achar, mas as de um centavo também servem muito bem e não vão fazer muita falta. Podem ser substituídas por outros tipos de peso, como pedaços de chumbo achatados ou lead tape.
  • Fita adesiva: pode ser usada para prender pesos ou mesmo para fazer flaps. Prefiram fitas de boa qualidade para evitar que se soltem com facilidade. Mas cuidado: a fita pode arrancar a tinta de alguns bumerangues, a depender do tipo de acabamento que eles receberem.
  • Tesoura: se a fita adesiva é muito boa, pode ser difícil cortar com os dentes. Prefiram tesoura sem ponta, pois isso evita furos na mochila ou outros acidentes.
  • Adesivos: úteis para colar em bumerangues de cores que não se destacam. Como jogo em lugares gramados, bumerangues verdes e pretos ficam camuflados no caso de arremessos errados. Adesivos vermelhos ajudam a achá-los mais facilmente. São a única opção quando os bumerangues não podem ser repintados (os de PP principalmente, pois esse material precisa de um banho químico para poder aceitar tinta).
  • Lixa: serve tanto para fazer pequenos ajustes quando se testa um modelo que se acabou de fazer quanto para tirar rebarbas de bumerangues que sofreram choques (os de PP, principalmente).
  • Elásticos: pacotes com 200 unidades são baratos, mas não levem todos para campo. Uns 30 ou 40 já são um bom número. Dificilmente vocês usarão muitos elásticos, a não ser que queiram deixar modelos sempre preparados para ventos mais fortes. Também podem ser usados pedaços de feltro.
  • Curativos: não é difícil machucar os dedos ou mesmo as pernas (principalmente a canela), logo, é sempre bom ter curativos. O ideal é um pequeno estojo de primeiros socorros, com água oxigenada e álcool iodado para desinfetar o ferimento, além de bandagens, gaze e esparadrapos para os casos de acidentes mais graves
    • Corda: quando o bumerangue cai em árvores ou lugares muito altos onde não é possível subir, pode-se usar a corda para tentar derruba-lo. Basta amarrar uma pedra pequena na ponta da corda, girar e lançar. É melhor do que tentar apenas atirar pedras ou pedaços de pau (que podem inclusive acertar outras pessoas). Dez ou vinte metros de corda são o suficiente (recomendo o cordão de nylon, que é barato, fino e fácil de transportar enrolado em um carretel). Se a corda ficar presa em algum galho, a tesoura pode ser útil para corta-la. Vocês também podem marcar na corda com nós as distâncias de 2, 4, 6, 8, 10 e 20 metros. Assim não é necessário carregar fitas métricas para marcar raias.
    • Estilingue: quem tem boa mira, pode usar um para atirar a pedra amarrada na corda quando for resgatar bumerangues.

    • Vara de pesca telescópica: útil para tirar o bumerangue de lugares mais baixos. Há modelos disponíveis em vários tamanhos A minha é de composite de carbono, tem 70 cm recolhida e 3,60 m estendida. Custou R$17,00 e já evitou que eu subisse em muitas árvores (aliás, subir em árvores e construções é o segundo esporte favorito de quem pratica o bumerangue!).
    Outros itens que comumente se leva pra campo são anemômetro, cronômetro (principalmente quem treina para competições), luvas acolchoadas (para pegar bumerangues que voltam com muito giro, como os de fast catch. Geralmente só se usa em uma mão, deixando livre a mão usada para arremessar), lixas antiderrapantes ou fitas aderentes (para arremessar na chuva). Também se leva garrafas com água ou suco e às vezes algum lanche. Enfim, cada um sabe de suas necessidades e monta seu kit. Apenas tomem cuidado para não levarem coisas de mais que só ocupem espaço e façam peso.

    Bons ventos a todos!
    Ítalo Carvalho.

    *Todas as fotos por Ítalo Carvalho.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.