Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Instituições

Olá, pessoas!

Todo esporte tem instituições que cuidam de suas regras, práticas e divulgação, além dos interesses dos atletas, entre outras coisas. O órgão mundial máximo do bumerangue nesse sentido é a International Federation of Boomerang Associations. No Brasil, há duas instituições atuantes. A Associação Brasileira de Bumerangue, presidida atualmente pelo Ricardo Marx e filiada à IFBA e a Federação Brasileira de Bumerangue , presidida pelo Carlos Martini, o Magrão. Ambas são ativas, confiram os calendários dos eventos e campeonatos nos sites.

Vocês podem se filiar a qualquer uma das instituições nacionais (ou mesmo às duas) e ter direito a vários benefícios, bastando pagar uma anuidade. Cabe a cada atleta conhecer cada instituição e escolher com qual mais se identifica, tendo em vista os objetivos principais de cada uma. Em alguns campeonatos organizados por uma instituição, pode ser necessário que o atleta seja filiado para ter o direito de participar (quando qualquer atleta não-filiado pode participar o campeonato é dito "aberto" ou "open"). Um exemplo são os campeonatos mundias, dos quais só podem participar atletas filiados a associações que integram a  IFBA.

Infelizmente no momento os campeonatos ficam concentrados na região Sudeste do Brasil, que é onde o bumerangue é mais popular (seguida das regiões Sul e Centro-Oeste. As regiões Nordeste e Norte são bem desfavorecidas nesse ponto). Porém há chances de que isso mude no futuro, uma vez que o esporte vem ganhando visibilidade. Para dar uma idéia, ambas instituições têm conseguido patrocínios de grandes empresas, o que é um bom indicador.

Acredito que antes de começarmos a ter competições em outras regiões é preciso primeiro um trabalho de divulgação, e nisso já estou fazendo minha parte com esse blog e talvez em breve com mais coisas. Então não fiquem parados esperando, divulguem vocês também o bumerangue, mesmo que seja só entre amigos e parentes! Com cada um fazendo um pouco, no futuro podemos ter um esporte popular, respeitado e com instituições fortalecidas.

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.