Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dinâmica dos ventos

Olá, bumeranguers!

Quem já tem o mínimo de experiência sabe que a melhor condição para arremessar bumerangues são ventos constantes, tanto em intensidade, quanto em direção. Pra conseguir isso os melhores lugares são terrenos planos à beira do mar. Mas como nem todo mundo mora no litoral, lugares planos sem muitos obstáculos e longe de morros ou casas já proporcionam bons ventos:


[1]


Já em morros, o vento tende a ser mais constante no topo. Próximo às encostas são geradas turbulências e o ar faz círculos, atrapalhando o voo do bumerangue:

[2]


O mesmo ocorre próximo a obstáculos como casas e árvores:

[3]


Em vales apertados os ventos podem subir ou descer. O mesmo acontece em terrenos inclinados e, a depender da posição relativa do vento, o bumerangue tenderá a subir (se o vento for ascendente) ou a ser empurrado para baixo (se o vento for descendente), o que é o mais problemático:

[4]


Tudo isso são padrões gerais que podem variar entre diferentes lugares, além de serem afetados pelas condições de tempo também.

Pra quem está iniciando o recomendado é evitar arremessar onde os ventos não são constantes, pois isso evita acidentes (como perder o bumerangue ou acertar alguém). Quem tem mais experiência pode tentar modelos de voo alto e que chegam por cima, evitando os de voo rasante.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho

Referências utilizadas:
O material desse post foi baseado em informações disponíveis no sita da Asociación Española de Bumerán Deportivo. A seguir, os créditos das imagens: [1] Desenhista Albondi, copyleft da Asociación. [2], [3] e [4] Livro "Magie del boomerang", de Jacques Thomas, 1985. Original em francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.