Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Construindo uma biruta

Olá, bumeranguers!

Já comentei sobre a utilidade da biruta no post sobre como lidar com a direção do vento. Lá eu dei uma sugestão de como fabricar uma e agora vou dar mais detalhes.


Para a haste, usei uma antena velha de TV, que é retrátil e posso carregar dentro da mochila sem problemas. Ela tem 30 cm retraída e 1 m estendida:


Para indicar a direção do vento usei um pedaço de tecido bem leve (que tirei de um mousepad) amarrado a um cordão de nylon. Vocês podem usar fitas de cetim ou de embrulhar presente, que são mais fáceis de encontrar e também mais leves (são sensíveis até a brisas bem fracas), o importante é que o não seja muito pequena (pouco visível), mas também que não seja muito grande (se ficar encostando no chão, o vento não vai levantá-la). Prefira cores vibrantes e que se destaquem na paisagem, pois são mais visíveis a maiores distâncias (se você arremessa em gramados não use verde, se arremessa na praia não use amarelo etc.).

Para não ter que ficar enterrando a haste no chão toda vez que for arremessar (ou mesmo pra quando for arremessar em lugares onde não dá para cavar), construí uma base para a biruta:


Usei um pedaço cilíndrico de madeira (na verdade cortei a ponta de um pé de um velho banquinho) com 7 cm de altura e 4 cm de diâmetro. Fiz um furo de 4 cm de profundidade e 1,5 cm de diâmetro para encaixar a antena. Como o cilindro de madeira é leve, ventos um pouquinho mais fortes faziam com que ele caísse, então usei massa epóxi para alargar a parte de baixo da base pra 8 cm de diâmetro, o que dá mais estabilidade.

Por fim, para que a haste não ficasse muito torta quando encaixada na base (a antena é bem mais estreita que o buraco que fiz), coloquei um pouco de massa epóxi na ponta da antena. Como coloquei massa demais, reduzi a espessura com uma lixa até que coubesse:


Pronto! Isso já é o suficiente para uma biruta caseira, feita com materiais fáceis de achar (na verdade a única coisa que comprei foi a massa epóxi, que não sai por mais de R$4,00). É claro que é apenas uma sugestão, vocês podem mudar o que quiserem ou inventarem suas birutas do zero.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
Todas as fotos por Ítalo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.